terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Medo da Felicidade

Estou feliz. Mas... tenho medo de estar feliz. Tenho medo de admitir que estou feliz. Porque depois... O que acontece quando - ou se - deixar de estar feliz?   

O problema de estarmos felizes, de estarmos bem, é que criamos expectativas sobre nós próprios e sobre as outras pessoas. E o que acontece se, depois de criadas as expectativas, nós nos desiludirmos? Se as outras pessoas nos desiludirem? O que acontece se, ao contrário do que espero, o Estágio Curricular que vou iniciar algures nas próximas semanas - e que, apesar de ainda não ter começado, me está a entusiasmar como há muito não me entusiasmava com um "desafio profissional" -  não correr como eu espero que vá correr? E se eu, afinal, não gostar NADA de trabalhar com crianças / jovens? E se eu não conseguir? O que acontece se a Tese, cujo tema será mais ou menos escolhido por mim, se revelar a maior seca e o maior estafermo da minha vida? O que acontece se o rapaz de quem estou a começar a gostar a sério (estou a começar a gostar... se é que já não gosto!) se revelar, afinal, um otário? Ou simplesmente deixe de gostar de mim porque eu, afinal, posso ser uma miúda desinteressante, insegura e cheia de macaquinhos para os quais não há paciência? 

Sim. Eu tenho problemas de confiança nos outros e algumas (muitas...) inseguranças. Sim. Estou sempre à espera do senão do rapaz, do estágio, da tese. Estou sempre à espera que alguma coisa corra mal - porque parece que, comigo, as coisas acabam sempre por não correr bem. 

Claro que o rapaz tem senãos, claro que o estágio e a tese também os vão ter. Mas estou sempre à espera que algo de mais grave aconteça. 

E por isso... Por isso tenho medo de ser feliz, de admitir que estou feliz (seja para mim ou para os outros). Porque se não o admitir, então, quando (se) as coisas correrem mal, eu já vou estar preparada e a "queda" vai ser menor. 

Mas porquê? Se eu estou feliz, porque não aproveitar a felicidade? Sabendo à partida que as coisas podem correr mal, não posso simplesmente guardar esse conhecimento e aproveitar a felicidade e as suas coisas boas? 

Eu estou a aproveitar a felicidade. Mas este medo do que poderá acontecer se as coisas correrem mal - e a quase certeza de que as coisas (todas) vão correr mal - não me larga. E por isso... Por isso tenho medo de ser feliz.

Sem comentários: